Projeto: “O Armazém”

Conceito

O objetivo principal do Projeto Armazém é a melhora significativa da estrutura organizacional dos departamentos e do fluxo do trabalho realizado, ao mesmo tempo em que realiza a motivação pessoal e o entrosamento de equipe.

O Armazém volta-se para as pessoas que atuam nos diversos níveis e etapas do trabalho, auxiliando cada uma individualmente em sua auto-análise como profissionais, e auxiliando o grupo no esforço de fazer emergir a real personalidade da empresa, enquanto entidade corporativa.

Com relação aos fatores que formam a personalidade corporativa ou departamental, o Armazém proporciona um panorama bastante amplo, retratando com nitidez as falhas estruturais na organização do trabalho e alocação de pessoas.

 

Dinâmica do Projeto

O Projeto Armazém trabalha em torno do conceito de “Cliente Interno”. Diariamente são colhidas informações que abrangem todo o fluxo de tarefas, que vai do profissional de base aos gerentes/diretores, com o uso de dispositivo simples, objetivo, rápido e que não interfere na rotina cotidiana.

Todos os funcionários do departamento e, quando for o caso, da rede de departamentos, participam do processo, em uma rotina de autoavaliação e avaliação mútua, bem como dos processos utilizados no trabalho.

Periodicamente, as informações coletadas passam por uma análise estatística, na forma como se apresentaram. A partir daí são realizadas inferências analíticas pelos profissionais da Lucce. Todo o resultado é consolidado e apresentado à empresa.

 

Ganhos Estratégicos para os Gestores

Os gestores tem um mapa fiel da fluidez e dos gargalos existentes no departamento e podem usar estas informações para organizar as estratégias que entender necessárias. A Lucce acompanha todo o processo e oferece o suporte consultivo para que a empresa debata e conclua sobre as ações a serem tomadas com vistas à melhoria de seus processos e de seu quadro de pessoal.

 

O Armazém permite ao gestor:

  • Controlar e visualizar todo o andamento do trabalho de cada setor e a mecânica de interação entre todos;
  • Fazer avaliação da qualidade da comunicação na empresa, do engajamento dos líderes para o bom andamento do trabalho como um todo;
  • Ter mais facilidade na análise de questões fundamentais da estrutura organizacional da empresa;
  • Conhecer o perfil dos profissionais enquanto atuantes em determinado contexto, em relação às suas variantes (tipo de trabalho executado, volume de tarefas, fluxo de responsabilidades, qualidade de liderança, grau de organização, estrutura física do ambiente, etc);
  • Detectar inadequações na alocação de profissionais;
  • Detectar inadequações na alocação de recursos materiais e de equipamentos;
  • Visualizar falhas estruturais na organização do trabalho;
  • Motivar líderes;

 

Ganhos Motivacionais para as Equipes

A Empresa que conta com o Projeto Armazém também tem em suas mãos uma dinâmica eficaz de motivação de equipes e valorização do empenho e comprometimento de seus funcionários.

O Projeto prevê uma saudável concorrência onde, a cada período, findadas as análises das informações coletadas os profissionais mais bem avaliados por seus Clientes Internos recebem um prêmio ou bonificação, conforme escolha da Empresa.

O Armazém permite ao Funcionário:

  • Fortalecimento da percepção de cada um sobre seu próprio desempenho;
  • Ampliação do conhecimento individual e do grupo quanto ao fluxo de tarefas diárias;
  • Habilitação para detectar rapidamente as falhas nos processos;
  • Ajuda mútua entre setores;
  • Cultivar a personalidade a empresa em sua atuação profissional.

 

Depoimentos sobre o projeto:

Topo
LUCCE ® - Lumem Administração e Recursos Humanos Ltda
Telefones: (11) 5812-5780 |  lumemadm@lumemadm.com.br