Projeto: “Consumo Consciente na Empresa”

Todos sabemos que o desenvolvimento ou crescimento sustentável é uma forma de continuar progredindo, porém sem empobrecer o meio ambiente e sem prejuízos da gestão financeira, seja ela de um país, de uma empresa, de uma família ou uma única pessoa.

Sabemos também que o consumo desorganizado tem sido o grande vilão contra o desenvolvimento sustentável. O desperdício de recursos é um dos principais entraves ao progresso, especialmente nas empresas.
A empresa que não adota uma postura mais sustentável corre o risco de eliminar suas chances de progresso, arriscando ter que diminuir a quantidade e qualidade de seus insumos e de seu quadro de pessoal, dois pilares que interferem diretamente na qualidade do produto.

O Projeto “Consumo Consciente” propõe algumas inovações buscando, juntamente com a empresa, melhores formas de tratar o consumo no dia a dia. Monitorar o consumo de materiais, recursos e outros insumos faz grande diferença no resultado.

O que motivou a Lucce a desenvolver o Projeto foram as perguntas frequentes de seus clientes quanto a quais práticas sustentáveis podem e devem ser adotadas por micro e pequenas empresas. Serão necessários grandes investimentos para isto? Quais os benefícios que as empresas poderão ter, além do aspecto de defesa ambiental?
Inicialmente a adoção de práticas sustentáveis não demanda investimentos. Ao contrário disto, representa diminuição de despesas para as empresas.

No Projeto “Consumo Consciente”, todos os funcionários são envolvidos no processo, pois a proposta é que as pessoas, no seu cotidiano, percebam que as decisões individuais que cada um toma têm um efeito para si e sob o coletivo. Assim, entendemos que as soluções serão mais eficazes e duradouras.
Cada funcionário, em todos nos níveis hierárquicos, tornam-se parceiros da empresa nesta empreitada, pois são motivados a buscar soluções em seu próprio ambiente de trabalho, setor/departamento. Também participam das decisões sobre o que pode ser reduzido, reutilizado, reciclado, repensado.

A filosofia adotada para este projeto, que fica fazendo parte de todas as consciências é a de que para que possamos progredir juntos, é preciso que cada um de nós faça sua parte.

 

Duração

Variável, pois o cumprimento de todo o ciclo básico do Projeto dependerá do nível de engajamento da empresa. A empresa também pode optar por mais de um ciclo, além do básico, pois a cada etapa é possível conseguir novo patamar de resultados.

Topo
LUCCE ® - Lumem Administração e Recursos Humanos Ltda
Telefones: (11) 5812-5780 |  lumemadm@lumemadm.com.br