Projeto: “Fiscais da Higiene”

Muitas vezes soluções simples e com recursos próprios são o suficiente para resolver diversas questões organizacionais de uma só vez.

O Projeto “Fiscais da Higiene” é uma solução deste tipo. Simples porque usa recursos já existentes na empresa, eficiente porque é colocado em prática pela própria gente da empresa, eficaz porque ao tratar de um problema pontual, utiliza ações capazes de agregar valores ao grupo, tornando-o mais coeso e comprometido com o todo.

O Projeto “Fiscais da Higiene” fundamenta-se em um programa contínuo de educação, visando a mudança de hábitos. Propõe ações para, paulatinamente, desenvolver nas pessoas a preocupação com a higiene e organização do seu ambiente de trabalho e a conscientização para o respeito com a equipe de profissionais que fazem a limpeza da empresa.

Indicado para fábricas e oficinas, onde o manuseio de materiais diversos e a manutenção de máquinas e equipamentos se fazem necessários diariamente. Porém pode ser implantado em qualquer organização que precise otimizar espaço.

A ideia é de que todos passem a sentirem-se responsáveis pela limpeza e organização principalmente das áreas comuns, mas também de suas estações de trabalho.

Os principais agentes são os líderes ou chefes de departamento, que funcionam como amplificadores das informações e organizadores das ações. Todos os funcionários participam do processo, como monitores, verdadeiros fiscais da higiene e organização.

As regras para a manutenção da organização e da limpeza dos ambientes são definidas pela empresa, o que pode ser feito com ou sem a participação direta dos funcionários. A Lucce colabora na fixação das regras com suporte consultivo.
A partir da definição das Regras de Higiene e Organização, o Projeto passa a ser aplicado por meio de uma dinâmica que prevê a formação de grupos, atribuição de funções, treinamento de líderes, implantação de estratégias de ação e de registro, premiações.

Os funcionários são motivados para:

  • a mudança de hábitos; 
  • o trabalho em equipe; 
  • a colaboração interpessoal;
  • o zelo para com os recursos da empresa; 
  • o sentimento de pertencimento; 
  • usufruir do bem estar proporcionado pelo novo ambiente conquistado por eles.

O Projeto pode ser complementado com ações paralelas de conscientização, como palestras, gincanas, concursos, abrangendo temas correlatos.

Há somente ganhos com baixíssimo investimento na relação custo-benefício.


Duração

O projeto terá a duração que for necessária até que os padrões ideais estabelecidos pela empresa sejam atingidos.

Topo
LUCCE ® - Lumem Administração e Recursos Humanos Ltda
Telefones: (11) 5812-5780 |  lumemadm@lumemadm.com.br