Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Recursos Humanos Estratégico + Inteligência Emocional 

O RH Estratégico parte do princípio de que as empresas, sendo feitas por pessoas, evolui e alavanca sua
posição no mercado quando o material humano está voltado para os objetivos da corporação, atuando com ela, 
para ela e por ela.

A função do RH Estratégico é atuar como um grande sistema integrado, composto por vários subsistemas, interligados e interdependentes. 

A Administração de RH eficiente é capaz de transformar as pessoas em aliadas poderosas para o crescimento e solidificação das empresas.

Para uma perfeita Administração Estratégica de Recursos Humanos, desenvolvemos e organizamos as ações com base em 4 Pilares:

1º Pilar: Atrair as pessoas certas

  • Recrutamento e Seleção estratégicos (ao perfil da empresa , do negócio e por competência).

2º Pilar: Desenvolvimento de Pessoas

  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Sensibilização e ambientação: (mudanças organizacionais);
  • Psicologia Organizacional Aplicada: (trabalha a mudança de comportamentos para o resultado mais adequado às necessidades da empresa);
  • Inteligência Emocional Aplicada: (sobre o conhecimento do perfil comportamental da equipe);
  • Endomarketing: (Aplicado nas estratégias relacionadas à comunicação interna, à autoestima empresarial e à melhora da percepção conceitual da empresa por seus colaboradores).

3º Pilar: Manutenção de Pessoas

  • Mapeamentos de Competências e por competências;
  • Avaliação de Competências;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Gestão do conhecimento e sua aplicabilidade na Liderança;
  • Descrição de cargos e Funções;
  • Plano de Carreira /Cargos e Salários;
  • Programas de melhorias para clima organizacional.

4º Pilar: Monitoramento de Pessoas

  • Pesquisa de Clima Organizacional;
  • Absenteísmo: (amostragem da quantidade de horas reais trabalhadas influenciadas pela ausência do funcionário e como refletem na produtividade, custos, qualidade,etc);
  • Turnover: (rotatividade de pessoal na empresa, hipóteses e aplicação de soluções);
  • Regulamento Interno: (Normas Regulamentadoras equalizadas com Preventiva Jurídica aos direitos das empresas e dos empregados);
  • Mapa de Gestão de Pessoa: (Ferramenta de apoio a decisões gerenciais).

Inteligência Emocional

O conceito de Inteligência Emocional vem sendo aplicado com completo êxito na administração estratégica de Recursos Humanos. 
Trata-se de uma visão de inteligência que, em RH, visa a interação de pessoal e o enquadre comportamental tendo como principais objetivos:

  • Equalizar o comportamento individual das pessoas "foco" dentro da Organização e do grupo de pessoal a fim de edificar a mensagem dos objetivos e expectativas da empresa;
  • Identificar o comportamento ideal do grupo e das pessoas "chaves" envolvidas no processo de trabalho.

A ausência do comportamento "ideal" voltado aos objetivos e expectativas da Organização, interfere fortemente na qualidade, produtividade e credibilidade. A estratégia consegue os resultados de ação, superação, criação, colaboração e participação.

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